sábado, 8 de setembro de 2012

Aquífero Alter do Chão




Ainda desconhecido pelo seu volume d’água o Aquífero Alter do Chão já era conhecido pelos cientistas. Em 2010, os pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará) afirmaram que o aquífero Alter do Chão, localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá  é o maior aquífero do mundo em volume d´água.
Depois das geleiras, a água existente na Amazônia representa um quinto de toda a água doce do mundo. Os rios e lagos presentes na paisagem amazônica é apenas uma pequena parcela de toda água potável que há na região.
Em comparação ao Aquífero Guarani, o Aquífero Alter do Chão é duas vezes maior em volume d’água tendo 86 mil km³ contra 46 mil km³ pertencentes ao aquífero Guarani. O aquífero Guarani é maior em extensão e está situado no centro-sul do Brasil e nas regiões da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Após os estudos da UFPA, o Aquífero Alter do Chão vem sendo considerado o maior aquífero do mundo com capacidade de abastecer toda a população mundial por 100 vezes.
O aquífero Guarani está sob uma camada rochosa, o que dificulta a exploração e renovação natural. Já o Alter do chão está sob uma camada de terra arenosa, em épocas de precipitação, a água da chuva cai no solo, penetra com maior facilidade e a areia funciona como um filtro natural, deixando a água naturalmente filtrada. Por isso é mais vantajoso e rápido explorar o Alter do Chão.
 A população de Manaus já utiliza cerca de dez mil poços particulares e 130 da rede pública para o abastecimento de 40 % da população. A água desse aquífero propicia água limpa no lugar das águas superficiais já poluídas.
O aquífero do Alter do Chão servirá para implementação de estratégias de interesse nacional, desde que o Brasil saiba aproveitar e gerir da melhor maneira. Para isso, os pesquisadores precisam do apoio da Agência Nacional de Águas e financiamento do Banco Mundial para a conclusão do estudo.
O aquífero Alter do chão recebeu esse nome pelo ponto de estudo  estar situado nas proximidades da cidade de Alter do Chão, uma cidade turística próxima de SantarémO estudo levou 30 anos, os cientistas da UFPA acreditam que o aquífero Alter do Chão é a maior reserva de água doce subterrânea do mundo .
Em nível de capacidade hídrica, estima-se que o aquífero ocupe uma área de 437,5 mil quilômetro quadrados e espessura média de 545 metros, em comparação ao Guarani é menor em extensão e maior em espessura.



                                      

Amanda Suave de Oliveira, Isabela Maria, Luiza Bertalia, Mariana Gaspar e Raquel Piragibe- 1°A. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário