Fordismo refere-se aos sistemas de produção em massa e gestão idealizados em 1913 pelo empresário Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit.
Henry Ford idealizou e projetou um modelo de carro, a preços populares dentro de um plano de vendas e de assistência técnica de grande alcance, revolucionando a estratégia comercial da época.
Esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando Ford introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ela permitiu a produção em série.
Na produção em série o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível. Na linha de montagem os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminação do movimento inútil: o objeto de trabalho era entregue ao operário, em vez de ele ir buscá-lo. Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores
Amanda Gomes - Nº01 - 1ºA
Nenhum comentário:
Postar um comentário