Os problemas do solo•
O solo é a camada superficial ou arável da crosta terrestre , onde se cultivam os produtos agrícolas.A sua formação depende de alguns fatores como o tipo de rocha , o clima , o relevo , a vegetação e o tempo de formação.Todos esses fatores atuando em conjunto é que vão dar as características do solo , grau de fertilidade , profundidade , textura , entre outras.
No Brasil podemos destacar alguns tipos de solos importantes , como o Massapé , o terra-roxa , o salmourão e os de várzea , encontrados em áreas de alagamento .
Diversos problemas podem contribuir negativamente no bom desenvolvimento e na eficiência agrícola dos solos ,alguns causados pela atuação do clima , técnicas agrícolas inadequadas e até pelo uso intenso de máquinas pesadas.
Lixiviação•
é a lavagem ou perda dos minerais pelo perfil do solo.A água desce pelo solo de cima para baixo "empurrando" os minerais para as camadas profundas se perdendo pelo lençol freático.Muito comum em áreas tropicais e equatorias(Brasil Central , Amazônia).A lixiviação tira fertilidade do solo.
Laterização
•É um Processo comum nas áreas intertropicais , ocorre como consequência da lixiviação.Na verdade é a concentração de óxidos de ferro e alumínio no solo , tornando-os tóxicos , imprestável à prática agrícola.É conhecida também como "canga pedológica".
Erosão e Esgotamento dos solos
•provocados , principalmente pela ação climática adversa , as chuvas que provocam voçoras ou ravinas(valas) no solo , além do manuseio inadequado do solo , que provoca desgaste dos nutrientes.
Os problemas da agricultura
•
Agricultura é a arte ou processo de usar o solo para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia e matéria prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas e contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura ou pecuária ou ambos.
Perda da biodiversidade devido o desmatamento e às queimadas :
•
O desmatamento indiscriminado e as queimadas causam problemas como a
•perda de solos por erosão, poluição hídrica e atmosférica e perda de biodiversidade.
•Em vista destes impactos ambientais surge a necessidade de conhecer e controlar
•
os processos de conversão desta vegetação pelas atividades humanas
Degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção :
•
Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos. Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes: perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas; degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção; escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas; contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário; poluição do ar nos grandes centros urbanos.
Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas
•
A escassez da água no mundo é agravada em virtude de desigualdades social, falta de manejo e do uso sustentável dos recursos naturais e números divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas) deixam claro que controlar o uso da água é deter poder. A diferença registrada entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais.
No Brasil, segunda maior potência de água doce do mundo onde vivemos situações de contrastes com seca semelhantes às dos países que praticamente não tem água, a questão dos recursos hídricos toca profundamente nas relações de poder e de participação da sociedade nos processos de decisão.
Poluição do ar nos grandes centros urbanos
Desde que a globalização começou, as grandes industrias instaladas nos centros urbanos e ate mesmo nas áreas rurais, contribuíram e muito para a poluição do ar. Com o tempo, os produtos das industrias também começaram a poluir.
•Alguns casos como os carros, os trens, os gases e tudo mais produzido de forma tecnológica acabou por desequilibrar o meio ambiente e quem mais sofreu nesse tempo, foi o ar, que desde esse tempo vem sendo poluído.
•Apesar de os desmatamentos, as queimadas e outros tipos de poluição também serem responsáveis pela maior poluição do ar, na verdade a principal causa da catástrofe que temos hoje em dia, é a poluição por meio das industrias que causaram o efeito estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário